Google cria alerta no Gmail para avisar quando há suspeita de invasão

www.reibeiroinfo.com.br Mecanismo cruza dados de IP com conexões bem-sucedidas para determinar se conta pode ter sido invadida; aviso aparecerá em janela popup.
O Google adicionou ao Gmail nesta quarta-feira (24/3) um alerta que avisa os usuários quando sua conta está sob suspeita de ter sido invadida.
Usando diversos critérios - incluindo o rastreamento do endereço IP de cada conexão bem-sucedida -, o Google determina se o alarme deve soar.
Quando isso acontece, o usuário recebe um pop-up no topo da tela, com o aviso "Advertência: nós acreditamos que sua conta foi acessada pela última vez de...", acompanhado do local associado ao login.
Se uma conta é acessada de um certo país, e algumas horas depois alguém a acessa de outro país, o Google também soará o alarme.
A regra: logins múltiplos e de regiões geográficas divergentes podem ser uma pista de que uma conta foi invadida e está sendo utilizada para enviar spam, espalhar golpes ou distribuir malware.

"Na verdade é muito mais sofisticado que isso", disse Will Cathcart, um gerente de produto do Gmail. "Se nós percebemos que um IP a algumas quadras de você entrou na sua conta, e esse mesmo IP foi usado recentemente para entrar em muitas outras contas, nós exibiremos a advertência."

Critérios reservados
Cathcart não quis dar detalhes sobre outros fatores que o Google leva em conta quando decide disparar o alerta de acesso. Ele disse apenas que o critério de localização de IP foi "um ponto que a maioria dos usuários poderia entender facilmente."

A idéia é dar aos usuários mais informações sobre atividades relacionadas a sua conta do Gmail, explica Cathcart. "É uma evolução do que temos feito até hoje", disse, referindo-se aos registros de atividade da conta que podem ser consultados desde meados de 2008.

"Temos feito bastante para detectar contas invadidas, e queremos compartilhar com os usuários a informação que nos faz pensar que uma conta pode ter sido comprometida. Deste modo, atingimos muito mais usuários, porque não precisamos estar 100% certos de que uma conta foi invadida antes de bloqueá-la. Agora podemos estar 99% certos, e dar aos usuários a informação necessária para que eles mesmos possam tomar alguma atitude."

Cathcart disse que o problema de seqüestro de contas do Gmail afeta apena um "número bem, bem pequeno" de usuários. Mas para aqueles cujas contas foram invadidas, é "um problema realmente doloroso, mesmo que tudo que o invasor faça seja enviar spam"

Com Informação de: IDG NOW!

Clique aqui para saber como anunciar em nosso site

Seu comentário é muito importante para nós!

Postar um comentário

Your feedback is very important to us!
Seu comentário é muito importante para nós!

Warning:
* Your comment must be related to the subject.
* The comments of this site are all moderates.
* Grief personal threats and insults are not allowed.
* Thanks for your visit and return often!

Aviso:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto.
* Os comentários deste Site são todos moderados.
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
* Obrigado por sua visita e volte sempre!

Este Sítio Web é acessível via IPv6!

© 2009-2024 Reibeiro Info - Reibeiro Informática™ Todos os direitos reservados. | Anuncie conosco | Comunicar erro | Crimes virtuais | Topo   | LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.   
É proibida a reprodução do conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Reibeiro Informática™.