Petrobras implanta BrOffice.org em 90 mil máquinas

aberdeen-liquid_logo No início deste mês, a Petrobras começou a instalar o BrOffice.org em seu parque de máquinas, estimado em 90 mil computadores. A previsão é de que as instalações do programa de código aberto devem estar concluídas em cerca de dois meses.

No total, o novo software contemplará um público interno de cerca de 100 mil pessoas, que serão capacitadas para o uso da nova ferramenta. O processo deve reduzir em pelo menos 40% a demanda de aquisição de licenças pagas de software proprietário equivalente.

De acordo com Márcia Novaes, coordenadora de projetos de Tecnologia da Informação da Petrobras, a decisão de adotar o BrOffice.org foi baseada na maturidade tecnológica do software, além de ele ser adequado às necessidades da companhia, apesar de o fator determinante ter sido o econômico. Segundo a coordenadora, também houve uma mudança de padrão interno de documentos e foi adotado o ODF, um padrão aberto com especificações de domínio público, que é plenamente suportado pelo BrOffice.org.

A implantação da novidade será feira em três fases. Na primeira, que corresponde à instalação do BrOffice.org, os aplicativos estão sendo acrescentados nas máquinas, e os usuários comunicados de que existe uma nova ferramenta. Na segunda, haverá uma campanha de estímulo ao uso, prevendo treinamento de pessoal. A última fase será de adequação de licenças, em que cada setor poderá avaliar as suas reais necessidades e optar por manter o aplicativo atual com custos de licenciamento associados ao departamento.

Além do BrOffice.org, a Petrobras migrou para o navegador Firefox. Essas duas experiências com software de código aberto, cujo planejamento teve início em 2008, são pioneiras na Petrobras, em se tratando de estações de trabalho. Em muitos servidores, a empresa já utiliza o sistema operacional Linux.

Com informações de: iMasters

Clique aqui para saber como anunciar em nosso site!

Seu comentário é muito importante para nós!

Postar um comentário

Your feedback is very important to us!
Seu comentário é muito importante para nós!

Warning:
* Your comment must be related to the subject.
* The comments of this site are all moderates.
* Grief personal threats and insults are not allowed.
* Thanks for your visit and return often!

Aviso:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto.
* Os comentários deste Site são todos moderados.
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
* Obrigado por sua visita e volte sempre!

Este Sítio Web é acessível via IPv6!

© 2009-2024 Reibeiro Info - Reibeiro Informática™ Todos os direitos reservados. | Anuncie conosco | Comunicar erro | Crimes virtuais | Topo   | LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.   
É proibida a reprodução do conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Reibeiro Informática™.